O Elastic Leiria juntou mais de 30 pessoas na 2ª edição

Elastic Leiria

A MD3 - Digital, Development, Design “abriu as portas” do Mercado Santana, com o Elastic Leiria, para um debate e apresentação da plataforma ElasticSearch

Decorreu na passada quinta feira (14, Março) a segunda edição do Elastic Leiria, que ajuda a promover o trabalho e a troca de ideias, num debate e apresentação centrado na área da tecnologia, mais propriamente o development, em que o tema principal será o ElasticSearch.

Michael Reis, software engineer da VOID e Marco Oliviera, Software Engineer da MD3 foram os speakers presentes no evento da MD3 - Digital, Development, Design, que contou com mais de 30 presentes interessados na plataforma ElasticSearch. Após a intervenção dos speakers, houve também espaço para o público participar, com as novas "Open Talks", onde os interessados puderam expor as suas dúvidas e acrescentar pontos de valor à apresentação dos oradores presentes. 

O ElasticSearch é uma ferramenta de pesquisa muito usada nas empresas de software que permite a recolha de dados, como por exemplo saber quais são as marcas mais faladas de um determinado assunto. O ElasticSearch é um servidor de buscas distribuído baseado no Apache Lucene, que consiste num software de busca e uma API de indexação de documentos, escrito em linguagem de programação Java.


Michael Reis, software engineer da Void, apresenta o ElasticSearch

Para Marco Oliveira, orador do evento, “foi bom reunir estudantes e profissionais da área e destaco também a importância do evento para a troca de conhecimento, neste caso da plataforma ElasticSearch”. Já Rúben Abreu, estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPLeiria afirmou que o evento “foi algo inédito. Nunca tinha participado num evento assim, onde aprendi bastante. Penso que deveriam existir mais iniciativas por parte de empresas como a vossa, para realizarem Meetups ou outros eventos, onde nós alunos possamos ter contacto com o público em geral. Desta feita, gostaria de dar os parabéns a organização e que não deixem de promover estas atividades.”

A MD3 - Digital, Development, Design pretende continuar a aposta em meetups, pretendendo realizar sempre anualmente um evento de uma temática ligada ao digital e development, para cativar cada vez mais developers e mostrar que Leiria tem cada vez mais bons recursos na área.