Google Cloud Day – Entender melhor as ferramentas Cloud

MD3 na Google Cloud Day

Quatro membros da MD3 foram ao Google Cloud Day e ficaram a saber ainda mais sobre o verdadeiro significado da Cloud

O Google Cloud Day decorreu em Lisboa no passado dia 5 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes. Um evento que se incorpora pelo mundo da tecnologia, Cloud Computing, Machine Learning ou Artificial Intelligence.

Esta foi uma oportunidade para quatro membros das equipas de development e suporte da MD3 conhecerem mais profissionais da área, além de entender melhor o processo de transformação e o grande impacto que estas tecnologias têm nas empresas que trabalham diretamente com o Google Cloud.

Para Gonçalo Dias, administrador de sitemas, o Google Cloud Day foi "uma excelente oportunidade para entrar em contacto com os serviços Cloud da Google e ter uma ideia do que se pode aproveitar para melhorar os nossos serviços internos".

André Clemente, um dos developers da MD3, destaca a aprendizagem, mais concretamente a importância das palestras sobre os temas de "devOps, colaboração e produtividade, entregas contínuas e soluções de inteligência artificial". "É sempre bom conhecer diferentes formas de utilização destas ferramentas e o quão contribuem para a produtividade da empresa", rematou.

A inteligência artificial também foi um dos temas que deixou Ricardo Pinto (developer) completamente rendido. Além deste, também gostou "especialmente de um produto apresentado chamado GKE que faz a gestão de clusters de Kubernetes (open source) em diversos providers".

Para Marco Oliveira (developer) a preferência dos temas e aprendizagens foram para "os últimos avanços da Google nas tecnologias de machine learning e de que forma se consegue combinar os dados com os modelos de aprendizagem desenvolvidos pela Google". Marco também destacou as aprendizagens sobre cloud functions, app engine, cloud run e Kubernetes.

Para todos os envolvidos o processo de team building entre membros de diferentes equipas da MD3 foi muito positivo, isto porque, como Marco nos explicou, "permite não só uma maior disseminação do conhecimento adquirido no evento para os restantes membros de cada equipa, mas também um convívio entre os membros de diferentes equipas que por vezes não interagem entre si derivado a natureza dos projetos".

Todos os presentes recomendaram esta experiência.
"A utilização deste tipo de produtos vai ser cada vez mais usual em dias vindouros e é importante para todos ter conhecimento destas soluções", aglomerou o nosso dev Ricardo.

"Recomendo este tipo de eventos a todas as pessoas da área, visto que permite um primeiro contacto com novas tecnologias e principalmente novas filosofias de trabalho", disse-nos Gonçalo.
Por isso, e muito provavelmente, estaremos novamente presentes no Google Cloud Day 2020. Esperem por nós!

Quarta-feira Julho 3, 2019

A MD3 esteve presente no Social Media Hackathon

Ler mais
Quinta-feira Junho 27, 2019

Gestão de redes sociais – qual a melhor plataforma?

Gestão de Redes Sociais
Ler mais
Quinta-feira Junho 6, 2019

Por dentro da equipa do projeto APM…

Ler mais