A importância do Email Marketing no seu negócio

O que é o Email Marketing, como pode ajudar o seu negócio, dicas de utilização da ferramenta de engagement e potencialidades no ecommerce

No Marketing Digital, para além das redes sociais, está inserida e inerente uma interação com o público-alvo. É nessa dimensão que está inserida o email marketing, que tem ganho cada vez mais importância nas estratégias de Marketing Digital das empresas, produtos e serviços.
Neste artigo vamos perceber a importância do email marketing no seu negócio.

O que é o Email Marketing?

O email marketing é toda a comunicação entre uma empresa e o seu público alvo definido, via email. Provavelmente já se deparou com este tipo de estratégia de Marketing Digital na sua caixa de correio digital, nomeadamente através de ofertas de viagens, promoções e newsletter. Todas estas são vertentes do Email Marketing, que não só criam engagement do cliente, mas também ajudam o cliente a perceber e saber as melhores promoções e a ficar ao corrente das mais recentes novidades.

No início da utilização do email como ferramenta de marketing, a ferramenta era vista como uma versão digital de propaganda. Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia, sem personalização ou preocupação com o cliente. Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva e pouco utilizada. Mas evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing utilizam e reconhecem a importância do Email Marketing como uma das melhores ferramentas para o contacto direto com o cliente.

Qual a importância do Email Marketing e porque devo inclui-la na minha estratégia?

Engagement com o seu público

Se trabalha bastante com newsletters no seu site ou blog, sempre que alguém deixa o seu e-mail para receber a sua newsletter, essa pessoa dá consentimento para a integrar sempre que tiver alguma novidade. Isto permite criar um engagement incrível com o cliente e, ao mesmo tempo, criar uma autoridade incrível junto dessas pessoas. Os e-mails são uma das armas mais poderosas que tem ao seu dispor para comunicar com o seu público-alvo.

Educar o seu público

O email é o melhor canal para educar o seu público, pois permite que envie mensagens personalizadas para as pessoas certas, no momento certo. Portanto, se utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o email marketing para educar os seus clientes.

Alcance orgânico incrível

O alcance orgânico de uma base de emails é muito mais poderoso do que qualquer outro canal de media que utiliza, porque reúne todos num só. Sempre que fizer login ou registo num website, reencaminhará um link para o seu email de confirmação, configurando-o como núcleo central.

Se a isso juntarmos o facto de que essas pessoas querem receber os seus e-mails e ler o que tem para escrever, então o resultado disso será consideravelmente melhor do que qualquer outra estratégia que opte em realizar.

A importância do email marketing é cada vez mais frequente nas estratégias atuais das empresas

Promoção de conteúdos

Se contém um blog onde escreve regularmente, manter uma newsletter atualizada é fundamental para comunicar com o seu público e também uma boa forma de promover os seus conteúdos e redirecionar o seu cliente para o seu site.

Existem vários canais que pode utilizar para promover os seus conteúdos, e o email é um deles. O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir para que os posts do seu blog ganhem mais visualizações e assim, aumentar a sua visibilidade na Internet (SEO).

Venda de produtos

Numa estratégia de email marketing vender também é importante. Não deve ser a sua prioridade quando envia um e-mail para os seus leitores, pois eles entenderão a mesma e irão desligar-se da sua newsletter e reencaminhá-la para o lixo. O email gera uma conversão incrível em vendas, se trabalhar bem os leads, com conteúdos relevantes, criando um engagement mais alto com eles e suportando os conhecimentos do seu cliente de uma forma totalmente desprovida de segundas intenções.

Obviamente que também quer vender algo para o seu público, enviando uma newsletter com novos produtos. Independentemente das razões que o levam a querer vender algo aos seus leitores, precisa de entender que o seu público alvo quer, muitas das vezes, algo em troca subconscientemente e não só comprar algo.

Automação de comunicações

Com a evolução da internet e dos softwares de email marketing, um dos processos que mais simplificou esta forma de comunicação foi a introdução da automação de marketing. Hoje em dia, através de um software de envio de emails, é possível programar os seus e-mails para serem enviados automaticamente mediante determinadas circunstâncias a serem cumpridas.

Por exemplo, se o seu cliente estiver inscrito na sua newsletter, receberá automaticamente um e-mail de boas-vindas. Se o utilizador não clicar num dos links do seu e-mail, envia outro e-mail no dia seguinte. Se o mesmo utilizador não comprou nenhum dos seus produtos ou não abriu o email, é possível enviar automaticamente um novo e-mail com um novo título, dois dias depois, etc.

Atualmente, existem múltiplas opções de automação, o que significa que boa parte do seu trabalho pode ficar em piloto automático, enquanto se concentra noutras tarefas.

O Mailchimp é uma das ferramentas mais utilzadas no mundo para o desenvolvimento do email marketing

Uma das plataformas de email mais conhecidas e fiáveis do mercado é o Mailchimp, óptima para conseguir gerir de forma profissional e cuidada cada um dos seus clientes.

Na MD3 temos profissionais dedicados às estratégias e importância do email marketing. Se quer trabalhar este serviço na sua empresa, contacte-nos.

Segunda-feira Maio 6, 2019

7 novidades do Facebook e Instagram para 2019

Ler mais
Sexta-feira Maio 3, 2019

Será que devo criar uma app para o meu negócio?

Ler mais
Segunda-feira Abril 22, 2019

O que é Inbound Marketing? Ou, como atrair potenciais clientes

Ler mais