7 novidades do Facebook e Instagram para 2019

As duas redes sociais com mais utilizadores em todo o mundo vão sofrer alterações significativas. Conheça as principais novidades do Facebook e Instagram para 2019.

O Facebook e o Instagram estão a preparar uma das maiores mudanças nos últimos anos, já tendo sido possível verificar em screenshots de utilizadores que estão a testar as novas versões das aplicações. As redes sociais irão ter um redesign, com o Facebook a ter maior destaque no layout novo. Um novo design completo, mais clean e moderno, abandonando o azul característico. Surgindo primeiramente para os Estados Unidos e Canadá, até a identidade visual da rede social irá mudar, sendo que será o logo horizontal completo a aparecer principalmente.

“Esta é a maior mudança na aplicação e no site do Facebook nos últimos cinco anos. Não vamos só atualizar o site, vamos mudar até o ícone do Facebook pela primeira vez desde que me lembro. Vai começar hoje nos Estados Unidos e nas próximas semanas vai para o resto do mundo” disse Zuckerberg, durante a conferência F8, o principal evento do Facebook. O fundador do Facebook quer criar uma nova plataforma baseada na privacidade.

Mas o que vai mudar nas duas aplicações? Fizemos uma lista com as 7 principais novidades:

Destaque para as comunidades

O CEO do Facebook afirmou no F8 que quer dar ao Facebook um destaque maior aos grupos e comunidades na rede social. A intenção passa por combater o abandono do espaço físico e solidão, e através do destaque destes grupos e comunidades, os utilizadores poderão se contactar e interligar mais facilmente na rede social. Grupos e eventos irão ganhar um separador no lado esquerdo e começarão a aparecer com mais frequência no feed. A rede social também sugerirá aos utilizadores novos, grupos para entrar. A comunidade passa a ser o centro da rede social.

Mark Zuckerberg a apresentar o novo layout do Facebook

Pagamentos integrados

Mark Zuckerberg afirmou também, para além dos pagamentos no Whatsapp, a integração de compras in-app no Instagram. “Acho que devia ser tão simples enviar dinheiro para alguém quanto enviar uma foto”, afirmou o próprio.

Esta opção irá facilitar a compra de um produto ou serviço, e irá permitir a compra integrada na aplicação, pretendendo aumentar as regiões que aceitam pagamento diretamente na aplicação. Além disso, será oferecida a possibilidade de utilizadores comprarem diretamente de influenciadores da rede social, que façam propaganda a algum produto.

Facebook Stories em destaque

As Facebook Stories têm ganho cada vez mais importância, desde a junção do Instagram com o Facebook, aparecendo no topo da rede social. Embora ainda não seja tão utilizada como as Instagram Stories, o Facebook irá destacar ainda mais no topo as Stories, aumentando a sua área da exposição, numa tentativa clara de aumento de publicações nas Stories.

Fim dos Likes?

Confirmou-se também no evento que o Instagram irá proceder a testes para o desaparecimento do número de gostos de cada publicação na aplicação. Até mesmo o número de seguidores poderá ficar privado, já que, como foi dito pelo CEO, “queremos conter a ansiedade e problemas psicológicos causados pela rede social, principalmente em adolescentes”, escondendo o número de likes de cada publicação, que será apenas visível por quem postar o conteúdo.

Messenger no Desktop

“O nosso objetivo é fazer do Messenger a app mais rápida e mais segura”. É assim que Mark Zuckerberg anuncia o renovado Messenger, onde será possível conversar com os seus amigos do Facebook sem abrir a plataforma no seu browser. Bastará ter a aplicação instalada no Windows ou Mac.

“Queremos fazer do Messenger a app de comunicações mais rápida. Chamamos a isto internamente ‘light speeding’. Estamos a reescrever completamente o nosso código base”, afirmou, antes de acrescentar que o Messenger terá um separador para que as pessoas possam ver vídeos em conjunto dentro da aplicação.

Além da encriptação imbutida, que impedirá inclusive a equipa do Facebook de saber o que os utilizadores escrevem, Zuckerberg acrescentou que o Messenger terá uma nova parte para os amigos, ou seja, “isto mostra como uma plataforma privada pode servir para partilhar”, explicou. As videochamadas feitas pelo Messenger também vão melhorar, garantiu o líder da rede social.

A aplicação "Messenger" irá estar disponível no Desktop, para Windows e Mac

Barra lateral de Amigos

A barra lateral de amigos para conversar no Messenger irá ganhar mais destaque no novo Facebook em Desktop (no Mobile terá apenas o ícone para redirecionar para a aplicação).

Outro passo dado pela plataforma será a integração, que reunirá conteúdos dos seus amigos no Facebook e no Instagram, como Stories. “Poderão ver posts do Instagram, posts do Facebook e mais no Messenger. Isso dá uma sensação de como podemos fazer as aplicações operarem entre si”, afirmou Zuckerberg.

Nova câmara nas Instagram Stories

Os Stories irão também sofrer alterações, com novas câmaras imbutidas. Agora, a câmara não será iniciada simplesmente num modo de fotografia, mas sim dividida por secções: Modo Criador, Fotografia e Live. A nova seção chamada “modo criador” deixará que o utilizador molde da forma que quiser a sua Storie, através de stickers, texto com tipografia especial ou GIF’s. As Stories terão também um novo sticker de doação para que os utilizadores possam criar campanhas de angariação de fundos para determinados fins.

As 3 câmaras que irão estar disponíveis nas novas Instagram Stories

Na MD3 disponibilizamos vários tipos de serviços digitais para a sua empresa, entre eles a criação de conteúdo para redes sociais. Conheça um pouco mais do nosso trabalho.

Quarta-feira Julho 3, 2019

A MD3 esteve presente no Social Media Hackathon

Ler mais
Quinta-feira Junho 27, 2019

Gestão de redes sociais – qual a melhor plataforma?

Gestão de Redes Sociais
Ler mais
Quarta-feira Junho 12, 2019

Google Cloud Day – Entender melhor as ferramentas Cloud

MD3 na Google Cloud Day
Ler mais