5 tendências de Web Design para 2019

Dos gradientes à simplicidade do minimalismo, as tendências de web design para 2019 prometem revolucionar o mercado e atribuir às marcas cada vez mais sentido estético e interligação com a sua identidade

O web design, como todos sabem é uma extensão prática do design gráfico, que combina as potencialidades e ferramentas de desenho gráfico para a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web. A MD3 reuniu cinco tendências de web design que se irão centrar em 2019:

1. Gradientes

Uma tendência não só no web design, mas no design gráfico em geral. As marcas têm apostado cada vez mais não só num design “flat”, mas também no uso de gradientes, para abranger mais estilos, atribuir “personalidade” à marca e vivacidade.

Exemplos como o Instagram, o Whatsapp e o próprio update do iOS, mudaram os seus logótipos/ícones para um estilo que usa gradiente, dando-lhe mais profundidade, vivacidade e um sentido estético profissional.

2. Minimalismo

O minimalismo pode ser caracterizado como um estilo artístico que tem uma grande preocupação em reduzir os elementos visuais utilizados, de forma a centrar a mensagem, mantendo-a. Este tipo de design está muito associado a valores como modernidade, pureza, simplicidade, requinte e user-friendly.

Design minimalista é um dos movimentos de design mais importantes do século 21 e promete continuar a ser implementado no web design pelas empresas e marcas. O minimalismo no web design é funcional devido à sua simplicidade na forma como entrega a mensagem ao visitante, sem excesso de informação visual e textual.

"Menos é mais" é um dos princípios que os web designers estão cada vez mais a utilizar. O minimalismo beneficia desses atributos, atribuindo aos sites produzidos um carregamento mais rápidos e melhor compatibilidade de tamanhos na tela de cada dispositivo.

A MD3 STUDIO concilia as melhores vertentes de web e design na criação de sites intuitivos, dinâmicos e visualmente atrativos

3. Tipografia

O objetivo de um site é, principalmente, ser lido. O que o site diz é tão ou mais importante como a forma como é dito. Em 2019, as tendências de tipografia estão bastantes centradas no texto à frente, no centro ou em toda a página.

Uma boa tipografia caracteriza-se como tal quando é fácil de ler, enquanto uma tipografia fraca não atrai e não “fideliza” o utilizador. Tal como Oliver Reichenstein afirma em seu artigo “Web Design é 95% tipografia”: Usar mais de três fontes tipográficas diferentes faz com que o site pareça pouco estruturado e não profissional.

A tipografia assume então em 2019 um papel central no processo do web design e na estruturação da identidade visual, gráfica e comunicativa da marca/empresa/produto.

4. Animação Gráfica

O motion design e a animação gráfica tem sido uma das formas mais poderosas para fazer um site se destacar e uma das maiores apostas no webdesign. Desde simples microinterações até a vídeo em tela cheia, os web designers trouxeram uma sensação cinematográfica altamente profissional para a web, atribuindo maior sentido estético ao design e interação do website.

Essas animações geralmente são curtas e podem ser usadas como parte de uma apresentação de vídeo maior.

Motion design tem visto um aumento substancial no segmento do web design nos últimos anos, já que cada vez mais empresas e marcas utilizam esse recurso nas suas Landing Pages e websites, seja através de ilustrações, vídeos ou GIFs animados. Alguns sites usam até mesmo o motion design com seus produtos, como por exemplo a Apple, que usa o scroll vertical como um “trigger” para aplicar o movimento dos seus produtos.

5. Responsive Design

Com o crescimento da variedade de dispositivos onde os websites são visualizados (laptops, tablets, smartphones, desktops com tela pequena, iMacs com telas grandes, segundos monitores, etc.), seria trabalhoso desenhar múltiplas versões de um mesmo site que dessem resposta a cada uma dessas variações de tamanhos.

responsive web design é uma das soluções para esse problema: programar um site de forma a que os elementos que o compõem se adaptem automaticamente à largura de tela do dispositivo onde estiver a ser visualizado.

Um web design pensado de forma responsive é uma tendência em 2019

Ou seja, o responsive design adapta o layout da página de acordo com a resolução em que está a ser visualizada, redimensiona as imagens automaticamente para que caibam na tela, simplifica os elementos e oculta outros desnecessários, e adapta toda a informação para uma melhor interação do utilizador.

Na MD3 STUDIO trabalhamos as vertentes de web e design de forma a obter os melhores resultados. Contacte-nos se quiser fazer a diferença com o seu website.

Sexta-feira Agosto 9, 2019

Portugal é a grande oportunidade de outsourcing pós-Brexit

Outsourcing pós-Brexit
Ler mais
Quarta-feira Julho 3, 2019

A MD3 esteve presente no Social Media Hackathon

Ler mais
Quinta-feira Junho 27, 2019

Gestão de redes sociais – qual a melhor plataforma?

Gestão de Redes Sociais
Ler mais