// Dezembro 17, 2018

MD3 STUDIO premiada em concurso internacional da Coca-Cola



A equipa de design da MD3 STUDIO recebeu um prémio internacional da Coca-Cola, pela plataforma Eyeka, designada para uma campanha publicitária no Japão. É o segundo prémio nesta plataforma em 2018, depois da Barilla

 

Uma empresa portuguesa garantiu o prémio internacional da Coca-Cola, num concurso lançado pela plataforma Eyeka, a pedido da marca de bebidas. E pois bem, essa empresa foi a dos nossos parceiros MD3 STUDIO, a agência criativa de Leiria.

A Coca-Cola é, como todos sabem, uma das grandes marcas mundiais e talvez a mais famosa de bebidas gaseificadas. A empresa sediada nos EUA lançou uma proposta a todos os que quisessem definir um packaging impactante para a marca, no Japão. O objetivo estava em conseguir uma estratégia visual que atraísse mais jovens consumidores daquele país a envolver-se com a Coca-Cola. O tema pedido pela marca norte-americana era “Togetherness”, ou seja, uma forma de juntar estes jovens através das próprias garrafas de Coca-Cola.

A MD3 STUDIO concorreu e conseguiu que o seu trabalho estivesse nos 10 melhores classificados do concurso. Um resultado muito positivo, até porque estiveram a concurso nada mais nada menos que 200 participantes de 43 países, de 10 diferentes línguas. O primeiro prémio foi entregue a Kristerlima (Holanda), o segundo a Gianopoulos Panos (Grécia) e o terceiro a James (Reino Unido).

Sobre o trabalho propriamente dito, a equipa de design da MD3 STUDIO focou-se numa inspiração gráfica que se baseasse no universo japonês, a incidir no modo de vida dos jovens japoneses. O tema “Togetherness”, desenvolvido pela nossa área criativa, focou-se nas garrafas e latas da Coca-Cola como a bebida que tem o poder de nos transportar para um outro universo (uma realidade aumentada) onde esse universo é à imagem da marca Coca-Cola. Ao beber sozinho uma garrafa de Coca-Cola, o jovem não precisa agora de se sentir só. Basta entrar numa nova dimensão paralela (app) e sentir-se dentro de uma comunidade. “Aqui entra amor, partilha, união e felicidade ao beber Coca-Cola”, lê-se no caso estudo do site da MD3 STUDIO.

Prémio internacional Coca-Cola

Carta holográfica, ideia para a campanha publicitária da Coca-Cola

 

Aqui fica a nossa ideia completa:

“Num pack/coleção de cinco garrafas, cada uma terá um personagem (distinto) com o poder coca-cola. Com isto, pretende-se cativar visualmente todos os jovens japoneses a fazerem parte da comunidade coca-cola e identificarem-se com uma das personagens, criando logo um grande primeiro impacto.

A cada garrafa distinta acresce um cartão holográfico colado à embalagem com o tamanho do personagem no rótulo. Este cartão ao ser movido da esquerda para a direita, ou vice-versa, vai mostrar a personagem do rótulo triste e solitária. No momento em que movemos o cartão, a mesma personagem muda a sua expressão, para um mundo mais colorido juntamente com uma pessoa mais alegre e feliz, adjetivos também aliados à marca coca-cola.

As cores utilizadas no packaging provêm do vermelho coca-cola, criando desde logo um impacto visual nítido e reconhecível da marca.

Para a activação da campanha, a ideia que é proposta parte do packaging e do cartão holográfico. Este cartão, além de ser dinâmico, promove a vontade de adquirir mais garrafas coca-cola, de forma a completar a coleção de “cartas holográficas” das diferentes personagens. Ao verificar o verso do cartão, o comprador encontrará um código QR que lhe dará acesso a uma app da coca-cola, inspirada em todo o conceito. Ao utilizar o dispositivo móvel irá surgir um mundo coca-cola em realidade aumentada, onde seremos parte integrante desse mundo. A personagem da carta passará a ser o avatar do utilizador. Exemplo: se o utilizador estiver numa festa, beber uma coca-cola com alguns amigos, ativarem o seu próprio avatar e entrarem na app, irão estar todos conectados no mesmo mundo/dimensão paralela da coca-cola e assim, juntos podem interagir e fazer partilhas nas redes sociais sobre os seus momentos coca-cola.

Neste mundo existiriam actividades e conteúdos, entre os quais: jogos didáticos em realidade aumentada (que através de um certo “score” o utilizador poderia ganhar, por exemplo, mini coca-colas), criarem desafios (ex: quizzes, karaoke em que a garrafa é o microfone).
Para adquirirem mais pontos devem adquirir mais garrafas coca-cola. Ao atingir um determinado nível de pontos e de consumo de coca-cola, os utilizadores ficam habilitados a ganhar prémios.

Packaging da MD3 STUDIO para concurso da Coca-Cola

 

Formas de ganhar pontos:

– Adquirir coca-colas (verso do cartão holográfico com pontos: (ex: 1,2,5… 50)

– Jogos / Concursos através da app Coca-cola (ex: máximo 10 pontos por cada passatempo)”

 

Tal como afirmamos há uns meses, o concurso da marca de massas número 1 em Itália, Barilla (3º lugar) não seria o único que iríamos estar destacados. E em 2019 mais estarão para vir, certamente! Aproveitamos também para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

 

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