// Março 2, 2018

O primeiro Meetup em Leiria foi um sucesso



Casa cheia para receber o primeiro Meetup em Leiria, sobre ElasticSearch

 

Aconteceu no passado dia 28 de fevereiro, quarta-feira, o primeiro MeetUp em Leiria, sobre a temática do development, mais concretamente o ElasticSearch.

Para os menos entendidos na matéria, devem estar a questionar-se: “O que é uma MeetUp?”. Uma MeetUp é um encontro informal que facilita o networking entre empresas, clientes, estudantes e por todos aqueles que queiram aprender mais sobre determinado tema. Aqui estávamos na vertente tecnológica, mais propriamente na área de development. E a dar que conteúdo?  ElasticSearch. E o que é o ElasticSearch? É uma ferramenta de pesquisa de texto (entre outras coisas). Começamos a usar esta ferramenta no Keywords e hoje usamos para alguns dos nossos projetos.

Este evento contou com mais de 40 participantes, entre eles vários estudantes de engenharia informática (a maioria do IPL – Instituto Politécnico de Leiria) e alguns profissionais da área.

As palestras estiveram a cargo de três profissionais do development. Um deles foi Jonatan Pedrosa, Scrum Master na equipa de dev da MD3, empresa do grupo francês Mediatree. onde deu uma breve explicação sobre “Migrar de Sql para NoSql”. A seguir sucedeu-se Pábulo Silva,  programador de Java na Spotter, empresa de Coimbra pertencente ao francês Akio Group. A sua palestra recaiu sobre “Rich Logging (logstash/elasticsearch/kibana)”. Por fim, Gonçalo Dias, colocou em prática estes dois modelos de ElasticSearch. O Administrador de Sistemas na equipa da MD3, empresa do grupo francês Mediatree deu algumas dicas de como implementar este tipo de programa.

Pábulo Silva foi um dos três oradores de serviço.

No final tivemos comes e bebes e muito networking. Foi possível trocar experiências e conhecimentos com outros profissionais da área. A cerveja não pôde faltar para alegrar mas infelizmente a pizza que trouxemos não durou muito tempo. Mas já sabemos que para a próxima (porque haverá próxima!) teremos mais stock.

Um profundo obrigado a todos, da MD3, pela vossa participação. Contamos convosco para eventos futuros!

 

Partilhar Notícia